Se você já se perguntou como criar um ambiente de estudo; já que o espaço onde você vai estudar é importante, pois ajuda a aumentar a concentração do aluno; e por isso é tão necessário que o espaço seja adequado aos seus hábitos, algo que o próprio aluno deve garantir.

Aspectos como ventilação da sala, combinação de luz natural-indireta e artificial-direta; nível de ruído, música como relaxamento, entre outros, ajudam a manter o ambiente certo para o aprendizado. Por isso, é recomendável criar um ambiente de estudo agradável, para que você possa desenvolver melhor seus conhecimentos.

O aluno deve tomar consciência da importância de estudar sempre no mesmo local (sala, sala de jantar da casa, biblioteca …); desde que seja um local que facilite a sua concentração e no qual tenha em mãos todo o material necessário para continuar o seu trabalho. Por exemplo, ter textos e livros de referência, notas, papéis, canetas, marcadores de texto e assim por diante.

Se você estuda na biblioteca; Normalmente, eles já possuem espaços confortáveis ​​para estudar, luz adequada, pouco ruído e livros de referência para continuar expandindo o conhecimento.

 

Caminho de sucesso

É óbvio que os métodos de estudo devem ter uma abordagem eminentemente preventiva em sua aplicação escolar.

A abordagem deve ser global, na medida em que deve ser dirigida a todos os alunos: aqueles que têm dificuldade em adquirir aprendizagem na escola e também todos aqueles que desejam melhorar sua forma de estudar.

Este trabalho anterior tem uma perspectiva dupla; Pode deixar um aluno motivado para aprender a estudar melhor, ao mesmo tempo que os outros; eles podem fazer isso para estudar melhor do que já fizeram, otimizando assim os recursos pessoais.

A importância da aplicação dos métodos de estudo está na relação entre o ensino a estudar na escola e o próprio processo de aprendizagem de cada uma das disciplinas que integram o currículo. As escolas devem incluir o tema “aprender a estudar” em seus projetos curriculares ou incorporar métodos que facilitem o conhecimento das diferentes técnicas que o aluno deve utilizar para aprender.

É o professor quem deve dar o primeiro passo para fazer os alunos refletirem e ajudá-los a compreender a importância de adquirir uma série de estratégias que lhes permitam uma autonomia mais progressiva na aquisição de novas aprendizagens.

 

Contato – ExpoEduVirtual

Referência: EducaWeb

Chatear